Licenciatura em Matemática - 8º Período
Pólo: Santana do Ipanema/AL
Disciplina: Estágio
Supervisionado II
Professores: João Silva Rocha e
Iris Maria Nogueira Libonati
Aluna: Margarete Vaz da Costa
Matos
SEQUENCIA DIDÁTICA – SEMANA 9
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ANO: 7º ANO DO ENSINO DO FUNDAMENTAL
TEMPO:
Aproximadamente 06 AULAS
EIXO TEMÁTICO: NÚMEROS E OPERAÇÕES / ALGEBRA E FUNÇÕES
CONTEÚDO:
·
Introduzir o conceito de números inteiros
negativos;
·
Identificar e compreender o uso dos números
negativos em situações do cotidiano
·
Desenvolver e resolver situações-problema que envolva
números negativos, utilizando-se de diferentes estratégias de resolução;
·
Efetuar cálculos com números inteiros,
envolvendo as operações de adição e subtração
MATERIAIS:
·
Livro Didático;
·
Texto complementares para o professor;
·
Cartolinas, caixas, tesoura, canetas
hidrográfica, fita grepe;
·
Som;
·
Revistas e jornais que tenham notícias e
fotos relacionadas com o tema proposto.
METODOLOGIA:
Atividade 01 – Atividade para
levantamento de conhecimentos prévios
O diagnóstico
prévio é uma etapa que não pode ser desconsiderada no processo, esta é
fundamental no desenvolvimento da aprendizagem, pois permite identificar as
necessidades, as expectativas e quais conhecimentos os estudantes possuem a
respeito do tema. A realização da atividade para levantamento de conhecimentos
prévios estabelece caminhos para as etapas de ampliação, sistematização e
avaliação da aprendizagem.
Para esta
atividade diagnóstica, prepare uma caixinha para recolher as folhas com as
questões elaboradas pelos estudantes. Providencie também um aparelho de som e
escolha uma música que agrade a turma, para a realização de uma brincadeira.
Solicite aos
estudantes que anote em uma folha como os
números negativos podem ser introduzidos em muitas situações do cotidiano, como
temperatura, saldos bancários, saldos de gols, linha de tempo, altitude e
profundidade. E algumas
dúvidas para representar utilizando símbolos e algarismos matemáticos.

Depois de
formuladas as questões, recolha-as na caixa e explique que irão realizar uma
brincadeira. Para isso deverão organizar as carteiras em círculo e você
colocará uma música que à medida que for rodando, a caixa irá passando de mão
em mão e que a qualquer momento você dará uma pausa na música e quem estiver
com a caixa deverá abrir, pegar uma pergunta e respondê-la. Quando alguém não
conseguir responder, pergunte se outro colega sabe, se ninguém souber explique
você mesmo, propiciando assim que todos compreendam.
A atividade
prática proporciona aos estudantes uma retomada e ao professor um diagnóstico
sobre o que os estudantes já conhecem a respeito de números negativos.
2ª atividade – Pesquisa e troca
de informações em grupos de três alunos

Após a montagem,
peça aos grupos de estudantes que afixem os cartazes no mural da sala de aula e
socialize explicando sua produção.
A atividade
proporciona aos alunos se familiarizarem com as utilizações dos números
negativos. Professor não deixe de auxiliar o grupo, caso não consiga explicar a
utilização.
3ª atividade –
Resolução de problemas individualmente

O
professor irá promover situações-problema de números negativos a serem
resolvidas utilizando experiências vivenciadas no seu cotidiano.
Exemplo
de situação-problema:
Mariana comprou uma máquina de lavar roupas e pagou
com cheque o valor de R$ 1050 reais. Ela tinha um saldo de R$ 385,00 em sua
conta bancária e, antes de ir à loja , fez um depósito de R$ 610,00. Com esses
valores, na conta de Mariana havia saldo suficiente para cobrir o cheque?
Até a vigésima rodada do Campeonato Alagoano de
Futebol de 2010 , o ASA (AL) havia marcado 35 gols e sofrido 32 gols. Já o
IPANEMA(AL) havia marcado 39 gols e sofrido 42 gols. Qual era o saldo de gols
de cada um desses times? O saldo era o mesmo para os dois?
4º atividade - Jogos dos Números Inteiros
Objetivos: Introduzir o conceito de soma e subtração de
números inteiros através de uma atividade lúdica.
Material: Folha de atividades (em anexo), 2 dados sendo 1 azul e 1 vermelho, lápis
e borracha.
Atividades:
- O jogo pode ser realizado com duas ou mais
pessoas, de forma que sempre existam dois grupos adversários.
- Escolhidos os parceiros e os adversários,
escolhe-se, de alguma maneira conveniente, qual equipe deve começar.
- Cada equipe joga com dois dados (um azul e
outro vermelho) e com um peão que deve estar na marca do zero, de onde se
inicia o jogo.
- Os jogadores, alternadamente, jogam os
dois dados.
- O dado vermelho indica quantos degraus o
jogador deve descer e o dado azul indica quantos deve subir.
- Após jogar os dados, a equipe deve
computar os resultados e verificar quantos degraus deve subir ou descer.
- Ganha o jogo a equipe que chegar primeiro
no degrau de número 10, ou a equipe que permanecer no jogo quando a outra
equipe atingir o número -9.
Comentários: O professor, após algumas jogadas, deve
aproveitar para fazer uma analogia dos resultados obtidos através do jogo com a
soma algébrica dos números inteiros.
5ª
atividade – Atividade
de sistematização
Perguntar para a classe: De acordo
com as atividades desenvolvidas até agora, os números naturais (inteiros
positivos) são suficientes para expressar todas as situações do cotidiano? Dê
exemplos. Espera-se que os alunos já tenham percebido que os números naturais
não são suficientes para expressar algumas situações do cotidiano, sendo
necessário então o uso dos números com sinais (inteiros positivos e inteiros
negativos).
Explicar que o conjunto dos números
positivos e negativos é chamado de Conjunto dos Números Inteiros (Z).
Após a discussão, proponha aos alunos
a seguinte atividade:
Desenhe um termômetro e represente
nele as temperaturas registradas nas cidades:
a) Aracaju: 20°C
b) Campos do Jordão: -5°C
c) São Paulo: 15°C
Espera-se que os alunos percebam que,
tendo como origem a temperatura 0°C, o termômetro registra acima de 0°C as
temperaturas positivas e abaixo de 0°C as temperaturas negativas.
Propor aos alunos algumas
situações-problema envolvendo números negativos e solicitar que resolvam
individualmente a situação proposta. Durante esta atividade, o professor
orientará os alunos, auxiliando-os. Assim, poderá avaliar a compreensão dos
alunos sobre o tema proposto.
6ª
atividade – Atividade prática/avaliação

Em seguida os alunos deverão formar duplas e trocar as situações, ou seja, cada aluno vai resolver a situação proposta por outro. Após a resolução as duplas discutem e corrigem as situações propostas.
Durante esta atividade, orientar os alunos, auxiliando-os a registrar as situações-problema e sua viabilidade de resolução. Assim, poderá avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema proposto.
Fonte de
Pesquisa:
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