Plano de Ensino 1° ano
I-
IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual Professor Aloísio Ernande Brandão
Disciplina: Matemática
Escola Estadual Professor Aloísio Ernande Brandão
Disciplina: Matemática
Ano
Letivo: 2012
Turma: 1º
ano – Curso Normal Médio – matutino e noturno
Número de
Aulas Semanais: 2
Professora:
Margarete Vaz da Costa Matos
II – JUSTIFICATIVA
O papel da matemática no Curso Normal Médio é direcionar passos no caminho para um estudo sistematizado, solidificando a base do raciocínio lógico. A resolução de situações-problema e a atividade de investigação matemática são orientações essenciais para ocorrer à aquisição do conhecimento. Mais do que produzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos, estar preparado para a vida num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.
III – OBJETIVOS DA DISCIPLINA.
v Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.
v Específicos
·
Articular
as diferentes formas de raciocínio: intuitivo, dedutivo, indutivo, analógico e
estimulativo;
·
Relacionar
conteúdos adequados para a interpretação e resolução de situações-problema;
·
Identificar
os conceitos matemáticos;
·
Significar
os conteúdos matemáticos, transpondo-o do abstrato para o concreto;
·
Identificar
os conjuntos numéricos nos diferentes contextos e relaciona-los com as
situações-problema;
· Analisar,
interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo os diversos
significados das operações, envolvendo as funções do 1º e 2º graus;
·
Construir
procedimentos de cálculo, efetuando e utilizando as propriedades das operações;
·
Utilizar
variáveis ou incógnitas como generalizações do modelo matemático;
·
Interpretar
o enunciado da questão proposta, traduzindo-o para a linguagem matemática;
· Interpretar
diferentes representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, etc.)
utilizando-as em diferentes situações comunicativas.
IV –
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
v 1º semestre
01 – Conjuntos e conjuntos numéricos
1.1 – Noções de conjuntos e lógica matemática
1.2 – Conjunto dos números reais
02 – Funções polinomiais do 1º e 2º graus
2.1 – Função polinomial do 1º grau ou função linear
2.2 – Função polinomial do 2º grau ou função quadrática
v 2º semestre
03 – Funções logarítmicas e exponenciais
3.1 – Função exponencial
3.2 – Função logarítmica
04 – Gráficos
05 – Progressões
5.1 – Progressões Aritméticas
5.2 – Progressões Geométricas
V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
v Técnicas
·
Aulas expositiva e dialogada;
·
Atendimentos e observações individuais e
coletivas;
·
Discussão de textos/artigos que resgatam a
história da matemática;
·
Utilização de material didático específico
para determinadas aulas.
v Recursos Didáticos
·
Quadro e
giz
·
Laboratório
de Informática/internet
·
Artigos
·
Material
impresso/xerocado
·
Cartolina/papel
cartão, cola e tesoura
·
Apostilas
·
Projetos
VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
·
04 provas
devidamente agendadas ao longo dos semestres;
·
Trabalhos
devidamente agendados ao longo dos semestres;
·
Nota de
participação que contemplará frequência, deveres, respeito e participação;
OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.
BIBLIOGRAFIA;
Matemática: ciência e aplicações, 1: ensino médio / Gelson
Iezzi...(Et al). 6.ed. São Paulo: Sairava, 2012.
Matemática para o Ensino Médio: volume único / Chico Nery,
Fernando Trotta – 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário