Calculadora




7 de jun. de 2012

PLANO DE ENSINO 1° ANO - CURSO NORMAL MÉDIO


Plano de Ensino 1° ano

I- IDENTIFICAÇÃO

Escola Estadual Professor Aloísio Ernande Brandão
Disciplina: Matemática
Ano Letivo: 2012
Turma: 1º ano – Curso Normal Médio – matutino e noturno
Número de Aulas Semanais: 2
Professora: Margarete Vaz da Costa Matos

II – JUSTIFICATIVA

            O papel da matemática no Curso Normal Médio  é direcionar passos no caminho para um estudo sistematizado, solidificando a base do raciocínio lógico. A resolução de situações-problema e a atividade de investigação matemática são orientações essenciais para ocorrer à aquisição do conhecimento. Mais do que produzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos, estar preparado para a vida num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.

III – OBJETIVOS DA DISCIPLINA.

v  Geral

            Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.

v  Específicos

·         Articular as diferentes formas de raciocínio: intuitivo, dedutivo, indutivo, analógico e estimulativo;
·         Relacionar conteúdos adequados para a interpretação e resolução de situações-problema;
·         Identificar os conceitos matemáticos;
·         Significar os conteúdos matemáticos, transpondo-o do abstrato para o concreto;
·         Identificar os conjuntos numéricos nos diferentes contextos e relaciona-los com as situações-problema;
·   Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo os diversos significados das operações, envolvendo as funções do 1º e 2º graus;
·        Construir procedimentos de cálculo, efetuando e utilizando as propriedades das operações;
·         Utilizar variáveis ou incógnitas como generalizações do modelo matemático;
·         Interpretar o enunciado da questão proposta, traduzindo-o para a linguagem matemática;
·   Interpretar diferentes representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, etc.) utilizando-as em diferentes situações comunicativas.


IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

v  1º semestre


01 – Conjuntos e conjuntos numéricos

1.1 – Noções de conjuntos e lógica matemática

1.2 – Conjunto dos números reais


02 – Funções polinomiais do 1º e 2º graus

2.1 – Função polinomial do 1º grau ou função linear

2.2 – Função polinomial do 2º grau ou função quadrática


v  2º semestre


03 – Funções logarítmicas e exponenciais

3.1 – Função exponencial

3.2 – Função logarítmica


04 – Gráficos


05 – Progressões

5.1 – Progressões Aritméticas

5.2 – Progressões Geométricas


V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

v  Técnicas

·          Aulas expositiva e dialogada;
·          Atendimentos e observações individuais e coletivas;
·          Discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática;
·          Utilização de material didático específico para determinadas aulas.

v  Recursos Didáticos

·         Quadro e giz
·         Laboratório de Informática/internet
·         Artigos
·         Material impresso/xerocado
·         Cartolina/papel cartão, cola e tesoura
·         Apostilas
·         Projetos

VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


Os instrumentos de avaliação serão diversificados:

·         04 provas devidamente agendadas ao longo dos semestres;
·         Trabalhos devidamente agendados ao longo dos semestres;
·         Nota de participação que contemplará frequência, deveres, respeito e participação;


OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.



BIBLIOGRAFIA;
Matemática: ciência e aplicações, 1: ensino médio / Gelson Iezzi...(Et al). 6.ed. São Paulo: Sairava, 2012.


Matemática para o Ensino Médio: volume único / Chico Nery, Fernando Trotta – 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário