Plano de Ensino 3° ano
I-
IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual Professor Aloísio Ernande Brandão
Disciplina: Matemática
Escola Estadual Professor Aloísio Ernande Brandão
Disciplina: Matemática
Ano
Letivo: 2012
Turma: 3º
ano – Curso Normal Médio – matutino e noturno
Número de
Aulas Semanais: 1
Professora:
Margarete Vaz da Costa Matos
II – JUSTIFICATIVA
O papel da matemática no Curso Normal Médio é direcionar passos no caminho para um estudo sistematizado, solidificando a base do raciocínio lógico. A resolução de situações-problema e a atividade de investigação matemática são orientações essenciais para ocorrer à aquisição do conhecimento. Mais do que produzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos, estar formado para a vida num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.
III – OBJETIVOS DA DISCIPLINA.
v Gerais
I – Propiciar ao aluno condições de:
·
Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico.
·
Desenvolver sua capacidade de formulação e
interpretação de situações matemáticas.
·
Desenvolver seu espírito crítico e criativo.
·
Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos
adquiridos.
II – Incentivar o aluno ao uso da Biblioteca.
v Específicos
·
Interpretar situações que envolvam o uso das
relações métricas no triângulo retângulo;
·
Calcular medidas desconhecidas utilizando as
relações;
·
Resolver situações problemas envolvendo as
relações métricas no triângulo retângulo.
IV –
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
v 1º semestre
01 – Relações Métricas e Trigonométricas e o Teorema de Pitágoras
1.2 –Introdução:
Origem da Trigonometria
1.3– Seno
1.4 – Cosseno
1.5 –Tangente
1.6– Razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente e seus correspondentes.
1.7 – Relações trigonométricas.
1.8 – Construção da tabela de razões trigonométricas (30º, 45º e 60º).
v 2º semestre
02 – Funções Trigonométricas: Aplicações
2.1 – Gráfico da função f(x) = senx - Domínio, Imagem, sinal
2.2 – Características da função cosseno - Domínio, Imagem, sinal
2.3 – Características da função
tangente - Domínio, Imagem, sinal
2.4 – Gráfico da função tangente
2.5 –
Função secante
2.5 –
Função cossecante
2.5 –
Função cotangente
V –
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
Os conceitos e teorias serão abordados em aulas expositivo e demonstrativas, priorizando a participação ativa do aluno com questionamentos e discussões. Sendo utilizado o laboratório de informática e Datashow para estudo de alguns assuntos em determinados momentos.
Os cálculos serão trabalhados com a resolução
de problemas e exercícios, individualmente e em grupo, com posterior correção e
solução de dúvidas.
v Recursos Didáticos
·
Quadro e
giz;
·
Laboratório
de Informática/internet (Levar os alunos
ao laboratório de informática e acomodá-los em duplas em cada computador. Em
seguida, pedir a eles que acessem o sítio http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/rived/modulo_relmetricas/teo_relmet1.htm,);
·
Datashow
- apresentação e explicação dos conteúdos em Power Point;
·
Uso de material auxiliar: Régua, esquadro,
transferidor, calculadora científica
VI –
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
• 04 provas devidamente agendadas ao longo dos semestres;
• Trabalhos devidamente agendados ao longo do semestre;
• Nota de participação que contemplará frequência, deveres, respeito e participação;
OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.
BIBLIOGRAFIA;
Matemática: ciência e aplicações, 3: ensino médio / Gelson
Iezzi...(Et al). 6.ed. São Paulo: Sairava, 2012.
Matemática para o Ensino Médio: volume único / Chico Nery,
Fernando Trotta – 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
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