Calculadora




7 de jun. de 2012

PLANO DE ENSINO 3° ANO - CURSO NORMAL MÉDIO


Plano de Ensino 3° ano

I- IDENTIFICAÇÃO

Escola Estadual Professor Aloísio Ernande Brandão
Disciplina: Matemática
Ano Letivo: 2012
Turma: 3º ano – Curso Normal Médio – matutino e noturno
Número de Aulas Semanais: 1
Professora: Margarete Vaz da Costa Matos

II – JUSTIFICATIVA

            O papel da matemática no Curso Normal Médio  é direcionar passos no caminho para um estudo sistematizado, solidificando a base do raciocínio lógico. A resolução de situações-problema e a atividade de investigação matemática são orientações essenciais para ocorrer à aquisição do conhecimento. Mais do que produzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos, estar formado para a vida num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.

III – OBJETIVOS DA DISCIPLINA.

v  Gerais

I – Propiciar ao aluno condições de:
·         Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico.
·         Desenvolver sua capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas.
·         Desenvolver seu espírito crítico e criativo.
·         Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
II – Incentivar o aluno ao uso da Biblioteca.
v  Específicos
·         Interpretar situações que envolvam o uso das relações métricas no triângulo retângulo;
·         Calcular medidas desconhecidas utilizando as relações;
·         Resolver situações problemas envolvendo as relações métricas no triângulo retângulo.


IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

v  1º semestre

01 –  Relações Métricas  e Trigonométricas e o Teorema de Pitágoras

1.2 –Introdução: Origem da Trigonometria

1.3– Seno

1.4 – Cosseno

1.5 –Tangente

1.6– Razões trigonométricas:  seno, cosseno e tangente e seus correspondentes.

1.7 – Relações trigonométricas.

1.8 – Construção da tabela de razões trigonométricas (30º, 45º e 60º).

      
v  2º semestre


02 –  Funções Trigonométricas: Aplicações

2.1 –
Gráfico da função f(x) = senx  -  Domínio, Imagem, sinal
2.2 – Características da função cosseno - Domínio, Imagem, sinal
2.3 – Características da função tangente - Domínio, Imagem, sinal
2.4 – Gráfico da função tangente
2.5 – Função secante
2.5 – Função cossecante
2.5 – Função cotangente

V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS


            Os conceitos e teorias serão abordados em aulas expositivo e demonstrativas, priorizando a participação ativa do aluno com questionamentos e discussões. Sendo utilizado o laboratório de informática e Datashow para estudo de alguns assuntos em determinados momentos.

            Os cálculos serão trabalhados com a resolução de problemas e exercícios, individualmente e em grupo, com posterior correção e solução de dúvidas.


v  Recursos Didáticos

·         Quadro e giz;
·         Laboratório de Informática/internet (Levar os alunos ao laboratório de informática e acomodá-los em duplas em cada computador. Em seguida, pedir a eles que acessem o sítio http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/rived/modulo_relmetricas/teo_relmet1.htm,);

·         Datashow - apresentação e explicação dos conteúdos em Power Point;

·         Uso de material auxiliar: Régua, esquadro, transferidor, calculadora científica


VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão diversificados:

• 04 provas devidamente agendadas ao longo dos semestres;

• Trabalhos devidamente agendados ao longo do semestre;

• Nota de participação que contemplará frequência, deveres, respeito e participação;

OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.


BIBLIOGRAFIA;
Matemática: ciência e aplicações, 3: ensino médio / Gelson Iezzi...(Et al). 6.ed. São Paulo: Sairava, 2012.
Matemática para o Ensino Médio: volume único / Chico Nery, Fernando Trotta – 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário