Plano de Ensino 4° ano
I-
IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual Professor Aloísio Ernande Brandão
Disciplina: Matemática
Escola Estadual Professor Aloísio Ernande Brandão
Disciplina: Matemática
Ano
Letivo: 2012
Turma: 4º
ano – Curso Normal Médio – matutino e noturno
Número de
Aulas Semanais: 1
Professora:
Margarete Vaz da Costa Matos
II – JUSTIFICATIVA
O papel da matemática no Curso Normal Médio é direcionar passos no caminho para um estudo sistematizado, solidificando a base do raciocínio lógico. A resolução de situações-problema e a atividade de investigação matemática são orientações essenciais para ocorrer à aquisição do conhecimento. Mais do que produzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos, estar formado para a vida num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.
III – OBJETIVOS DA DISCIPLINA.
v Gerais
Promover
o desenvolvimento no aluno de:
- Autonomia no estudo, na interpretação e na compreensão, discussão e solução de problemas;
- Cooperação no estudo em grupo, concentração e confiança no estudo individual, atenção e respeito ao grupo em aulas coletivas;
- Capacidade de pesquisa;
- Identificação da importância da disciplina dentro do curso de Matemática;
- Aprendizagem dos conceitos fundamentais, dos métodos decorrentes destes e de suas aplicações.
.
v Específicos
Conduzir
gradativamente o aluno a:
- Compreender fundamentos, aplicações e procedimentos da Geometria Analítica;
- Identificar e abordar situações passíveis de serem tratadas pela Geometria Analítica;
- Dominar os conceitos e procedimentos básicos da Geometria Analítica, sabendo exemplificar, no caso de conceitos e justificar, no caso de procedimentos;
- Saber demonstrar e utilizar propriedades;
- Representar retas e planos na forma algébrica, identificar relações entre figuras geométricas por meio de sua representação algébrica, interpretar geometricamente problemas da álgebra.
IV –
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
v 1º semestre
01 – Geometria
Analítica
·
Sistemas de coordenadas;
·
Distância
entre dois pontos;
·
Vetores
no plano;
·
Operações
com vetores;
·
Propriedades
dos vetores no plano;
·
Produto
escalar, propriedades e interpretação geométrica;
·
Ângulo
entre vetores, paralelismo e perpendicularismo de vetores;
·
Projeções
de vetores;
·
Equações
da reta: paramétricas, simétricas, cartesiana, geral, reduzida e segmentária;
·
Ângulo
entre retas;
·
Posições
relativas entre duas retas;
·
Distância
de um ponto a uma reta;
·
Interseções
entre duas retas;
·
Equações
paramétricas, reduzida e cartesiana da circunferência.
v 2º semestre
·
As Cônicas
- Elipse
- Hipérbole
- Parábola
- Rotação e translação de eixos
- Equação geral do 2º grau
- Definição unificada das cônicas
·
O Espaço
- Sistemas de coordenadas
- Distância entre dois pontos
- Esfera
- Vetores no espaço
- Operações e propriedades dos vetores no espaço
- Produto vetorial e interpretação geométrica
- Produto misto e interpretação geométrica
- Equações cartesianas e paramétricas do plano
- Equações paramétricas da reta
- Ângulo: entre dois planos, entre um plano e uma reta e entre duas retas
- Posições relativas entre dois planos, entre um plano e uma reta e entre retas
- Interseções: de dois planos, de um plano e uma reta e de duas retas
- Distâncias: de um ponto a um plano, de um ponto a uma reta e entre retas reversas.
V –
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
Os conceitos e teorias serão abordados em aulas expositivo e demonstrativas, priorizando a participação ativa do aluno com questionamentos e discussões. Sendo utilizado o laboratório de informática e Datashow para estudo de alguns assuntos em determinados momentos.
Os cálculos serão trabalhados com a
resolução de problemas e exercícios, individualmente e em grupo, com posterior
correção e solução de dúvidas.
v Recursos Didáticos
·
Quadro e
giz;
·
Laboratório
de Informática/internet (Vídeo YouTube – Geometria Analítica – alua 1));
·
Datashow
- apresentação e explicação dos conteúdos em Power Point;
·
Softwares educativos;
·
Reprodução de textos;
·
Calculadora científica.
VI –
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
• 04 provas devidamente agendadas ao longo dos semestres;
• Trabalhos devidamente agendados ao longo do semestre;
• Nota de participação que contemplará frequência, deveres, respeito e participação;
OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.
BIBLIOGRAFIA:
Matemática para o Ensino Médio: volume único / Chico Nery,
Fernando Trotta – 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário