Calculadora




7 de jun. de 2012

PLANO DE ENSINO 4° ANO - CURSO NORMAL MÉDIO


Plano de Ensino 4° ano

I- IDENTIFICAÇÃO

Escola Estadual Professor Aloísio Ernande Brandão
Disciplina: Matemática
Ano Letivo: 2012
Turma: 4º ano – Curso Normal Médio – matutino e noturno
Número de Aulas Semanais: 1
Professora: Margarete Vaz da Costa Matos

II – JUSTIFICATIVA

            O papel da matemática no Curso Normal Médio  é direcionar passos no caminho para um estudo sistematizado, solidificando a base do raciocínio lógico. A resolução de situações-problema e a atividade de investigação matemática são orientações essenciais para ocorrer à aquisição do conhecimento. Mais do que produzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos, estar formado para a vida num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.

III – OBJETIVOS DA DISCIPLINA.

v  Gerais

Promover o desenvolvimento no aluno de:
  • Autonomia no estudo, na interpretação e na compreensão, discussão e solução de problemas;
  • Cooperação no estudo em grupo, concentração e confiança no estudo individual, atenção e respeito ao grupo em aulas coletivas;
  • Capacidade de pesquisa;
  • Identificação da importância da disciplina dentro do curso de Matemática;
  • Aprendizagem dos conceitos fundamentais, dos métodos decorrentes destes e de suas aplicações.
.
v  Específicos

Conduzir gradativamente o aluno a:
  • Compreender fundamentos, aplicações e procedimentos da Geometria Analítica;
  • Identificar e abordar situações passíveis de serem tratadas pela Geometria Analítica;
  • Dominar os conceitos e procedimentos básicos da Geometria Analítica, sabendo exemplificar, no caso de conceitos e justificar, no caso de procedimentos;
  • Saber demonstrar e utilizar propriedades;
  • Representar retas e planos na forma algébrica, identificar relações entre figuras geométricas por meio de sua representação algébrica, interpretar geometricamente problemas da álgebra.
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

v  1º semestre

01 – Geometria Analítica

·         Sistemas de coordenadas;

·         Distância entre dois pontos;

·         Vetores no plano;

·         Operações com vetores;

·         Propriedades dos vetores no plano;

·         Produto escalar, propriedades e interpretação geométrica;

·         Ângulo entre vetores, paralelismo e perpendicularismo de vetores;

·         Projeções de vetores;

·         Equações da reta: paramétricas, simétricas, cartesiana, geral, reduzida e segmentária;

·         Ângulo entre retas;

·         Posições relativas entre duas retas;

·         Distância de um ponto a uma reta;

·         Interseções entre duas retas;

·         Equações paramétricas, reduzida e cartesiana da circunferência.
    
v  2º semestre
·  As Cônicas
  1. Elipse
  2. Hipérbole
  3. Parábola
  4. Rotação e translação de eixos
  5. Equação geral do 2º grau
  6. Definição unificada das cônicas
·  O Espaço
  1. Sistemas de coordenadas
  2. Distância entre dois pontos
  3. Esfera
  4. Vetores no espaço
  5. Operações e propriedades dos vetores no espaço
  6. Produto vetorial e interpretação geométrica
  7. Produto misto e interpretação geométrica
  8. Equações cartesianas e paramétricas do plano
  9. Equações paramétricas da reta
  10. Ângulo: entre dois planos, entre um plano e uma reta e entre duas retas
  11. Posições relativas entre dois planos, entre um plano e uma reta e entre retas
  12. Interseções: de dois planos, de um plano e uma reta e de duas retas
  13. Distâncias: de um ponto a um plano, de um ponto a uma reta e entre retas reversas.

V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

            Os conceitos e teorias serão abordados em aulas expositivo e demonstrativas, priorizando a participação ativa do aluno com questionamentos e discussões. Sendo utilizado o laboratório de informática e Datashow para estudo de alguns assuntos em determinados momentos.

            Os cálculos serão trabalhados com a resolução de problemas e exercícios, individualmente e em grupo, com posterior correção e solução de dúvidas.


v  Recursos Didáticos

·         Quadro e giz;

·         Laboratório de Informática/internet (Vídeo YouTube – Geometria Analítica – alua 1));

·         Datashow - apresentação e explicação dos conteúdos em Power Point;

·         Softwares educativos;

·         Reprodução de textos;

·         Calculadora científica.


VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão diversificados:

• 04 provas devidamente agendadas ao longo dos semestres;

• Trabalhos devidamente agendados ao longo do semestre;

• Nota de participação que contemplará frequência, deveres, respeito e participação;

OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.


BIBLIOGRAFIA:
Matemática para o Ensino Médio: volume único / Chico Nery, Fernando Trotta – 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário