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7 de jun. de 2012

PLANO DE ENSINO 2° ANO - CURSO NORMAL MÉDIO


Plano de Ensino 2° ano

I- IDENTIFICAÇÃO

Escola Estadual Professor Aloísio Ernande Brandão
Disciplina: Matemática
Ano Letivo: 2012
Turma: 2º ano – Curso Normal Médio – matutino e noturno
Número de Aulas Semanais: 2
Professora: Margarete Vaz da Costa Matos

II – JUSTIFICATIVA

            O papel da matemática no Curso Normal Médio  é direcionar passos no caminho para um estudo sistematizado, solidificando a base do raciocínio lógico. A resolução de situações-problema e a atividade de investigação matemática são orientações essenciais para ocorrer à aquisição do conhecimento. Mais do que produzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos, estar formado para a vida num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.

III – OBJETIVOS DA DISCIPLINA.

v  Gerais

I – Propiciar ao aluno condições de:
·         Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico.
·         Desenvolver sua capacidade de formulação e interpretação de situações matemáticas.
·         Desenvolver seu espírito crítico e criativo.
·         Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
II – Incentivar o aluno ao uso da Biblioteca.
v  Específicos
·         Relacionar conteúdos adequados para a interpretação e resolução de situações-problema;
·         Significar os conteúdos matemáticos, transpondo-o do abstrato para o concreto;
·         Identificar os tipos de matrizes;
·         Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo os diversos significados das operações, envolvendo matrizes;
·         Construir procedimentos de cálculo, efetuando e utilizando as propriedades das matrizes;
·         Resolver problemas que envolvam congruência e semelhança;
·         Resolver problemas que envolvam os elementos e as relações nas figuras planas;
·         Resolver problemas que envolvam área e perímetro de figuras planas;
·         Resolver problemas que envolvam pontos, retas e planos no espaço;
·         Identificar problemas que envolvam formas geométricas planas e espaciais, interpretando informações, formulando hipóteses, elaborando estratégias de resolução e prevendo resultados de forma crítica e construtiva;
·         Interpretar o enunciado da questão proposta, traduzindo-o para a linguagem matemática.

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

v  1º semestre

01 – Matrizes e determinantes

1.1      Matriz – Definição, notação, igualdade, tipos

1.2 – Operações com matrizes

1.3 – Determinante


02 – Análise Combinatória

2.1 –
Análise combinatória – agrupamentos

2.2 – Agrupamentos simples

2.3  – Arranjos

2.4 – Permutações

2.5 – Combinações


v  2º semestre


03 – Geometria Plana e Espacial

3.1 – Semelhança de triângulos, congruência de triângulos, inscrição e circunscrição, perímetro e área das principais figuras;

3.2 – Geometria Espacial
Prismas - Definição, áreas lateral e total, volume.
Pirâmides  - Definição, áreas lateral e total, volume.
Paralelepípedo  - Definição, áreas lateral e total, volume

Cubo - Definição, áreas lateral e total, volume

Tetraedro - Definição, áreas lateral e total, volume

Cilindro - Definição, áreas lateral e total, volume

cone - Definição, áreas lateral e total, volume


V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

            Os conceitos e teorias serão abordados em aulas expositivo-dialógicas, priorizando a participação ativa do aluno com questionamentos e discussões. Sendo utilizado algum software matemático e Datashow para estudo de alguns assuntos em determinados momentos caso seja necessário.

            Os cálculos serão trabalhados com a resolução de problemas e exercícios, individualmente e em grupo, com posterior correção e solução de dúvidas.

v  Recursos Didáticos

·         Quadro e giz
·         Laboratório de Informática/internet
·         Datashow
·         Projetos
·         Software matemático.


VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão diversificados:

• 04 provas devidamente agendadas ao longo dos semestres;

• Trabalhos devidamente agendados ao longo do semestre;

• Nota de participação que contemplará frequência, deveres, respeito e participação;

OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.

BIBLIOGRAFIA;
Matemática: ciência e aplicações, 2: ensino médio / Gelson Iezzi...(Et al). 6.ed. São Paulo: Sairava, 2012.
Matemática para o Ensino Médio: volume único / Chico Nery, Fernando Trotta – 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.



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