Plano de Ensino 2° ano
I-
IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual Professor Aloísio Ernande Brandão
Disciplina: Matemática
Escola Estadual Professor Aloísio Ernande Brandão
Disciplina: Matemática
Ano
Letivo: 2012
Turma: 2º
ano – Curso Normal Médio – matutino e noturno
Número de
Aulas Semanais: 2
Professora:
Margarete Vaz da Costa Matos
II – JUSTIFICATIVA
O papel da matemática no Curso Normal Médio é direcionar passos no caminho para um estudo sistematizado, solidificando a base do raciocínio lógico. A resolução de situações-problema e a atividade de investigação matemática são orientações essenciais para ocorrer à aquisição do conhecimento. Mais do que produzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos, estar formado para a vida num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.
III – OBJETIVOS DA DISCIPLINA.
v Gerais
I – Propiciar ao aluno condições de:
·
Desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico.
·
Desenvolver sua capacidade de formulação e
interpretação de situações matemáticas.
·
Desenvolver seu espírito crítico e criativo.
·
Organizar, comparar e aplicar os conhecimentos
adquiridos.
II – Incentivar o aluno ao uso da Biblioteca.
v Específicos
·
Relacionar
conteúdos adequados para a interpretação e resolução de situações-problema;
·
Significar
os conteúdos matemáticos, transpondo-o do abstrato para o concreto;
·
Identificar
os tipos de matrizes;
·
Analisar,
interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo os diversos
significados das operações, envolvendo matrizes;
·
Construir
procedimentos de cálculo, efetuando e utilizando as propriedades das matrizes;
·
Resolver
problemas que envolvam congruência e semelhança;
·
Resolver
problemas que envolvam os elementos e as relações nas figuras planas;
·
Resolver
problemas que envolvam área e perímetro de figuras planas;
·
Resolver
problemas que envolvam pontos, retas e planos no espaço;
·
Identificar
problemas que envolvam formas geométricas planas e espaciais, interpretando
informações, formulando hipóteses, elaborando estratégias de resolução e
prevendo resultados de forma crítica e construtiva;
·
Interpretar
o enunciado da questão proposta, traduzindo-o para a linguagem matemática.
IV –
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
v 1º semestre
01 – Matrizes e determinantes
1.1 Matriz – Definição, notação,
igualdade, tipos
1.2 – Operações com matrizes
1.3 – Determinante
02 – Análise
Combinatória
2.1 – Análise combinatória – agrupamentos
2.2 – Agrupamentos
simples
2.3 – Arranjos
2.4
– Permutações
2.5
– Combinações
v 2º semestre
03 – Geometria
Plana e Espacial
3.1 – Semelhança de
triângulos, congruência de triângulos, inscrição e circunscrição, perímetro e
área das principais figuras;
3.2 – Geometria Espacial
Prismas - Definição, áreas lateral e total, volume.
Pirâmides - Definição,
áreas lateral e total, volume.
Paralelepípedo - Definição, áreas lateral e total,
volume
Cubo - Definição,
áreas lateral e total, volume
Tetraedro - Definição,
áreas lateral e total, volume
Cilindro - Definição, áreas
lateral e total, volume
cone - Definição, áreas lateral e total, volume
V –
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
Os conceitos e teorias serão abordados em aulas expositivo-dialógicas, priorizando a participação ativa do aluno com questionamentos e discussões. Sendo utilizado algum software matemático e Datashow para estudo de alguns assuntos em determinados momentos caso seja necessário.
Os cálculos serão trabalhados com a
resolução de problemas e exercícios, individualmente e em grupo, com posterior
correção e solução de dúvidas.
v Recursos Didáticos
·
Quadro e
giz
·
Laboratório
de Informática/internet
·
Datashow
·
Projetos
·
Software
matemático.
VI –
INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
• 04 provas devidamente agendadas ao longo dos semestres;
• Trabalhos devidamente agendados ao longo do semestre;
• Nota de participação que contemplará frequência, deveres, respeito e participação;
OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.
BIBLIOGRAFIA;
Matemática: ciência e aplicações, 2: ensino médio / Gelson
Iezzi...(Et al). 6.ed. São Paulo: Sairava, 2012.
Matemática para o Ensino Médio: volume único / Chico Nery,
Fernando Trotta – 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário